A Matriz de Representação®

Manda pra aprovação, volta pra alterações. Manda pra aprovação, volta pra alterações. Repete-se este ciclo 45 vezes até as partes darem o trabalho por encerrado, mas por exaustão, e não por terem chegado a um resultado satisfatório.

Esta história soa familiar? Ela faz parte da vida de milhões de profissionais da indústria criativa: é o processo considerado “normal” para criação de Identidades Visuais. Eu mesmo já a vivenciei inúmeras vezes.

Porém, nos últimos 3 anos, só tenho acertado de primeira (!), não raro levando clientes às lágrimas! Nunca mais precisei realizar o ingrato trabalho de tentar adivinhar o que o cliente está pensando, enquanto continuo produzindo alternativas sem direção e muito menos inspiração.

Depois de apanhar muito, percebi que a raiz do problema está no briefing. O cliente, por desconhecimento, não consegue dizer claramente o que quer; na verdade, não tem certeza de nada e pensa em ir testando até acertar, talvez por sorte. Assim, o “briefing perfeito”, que sempre desejei, nunca foi enviado pelos clientes de pronto, por isso decidi tomar pra mim a responsabilidade de levantá-lo. Baseado numa aula do Fábio Lopez, desenvolvi um método em que, através de um workshop de aproximadamente 3 horas, arranco do inconsciente do cliente uma verbalização clara de tudo o que ele almeja e as referências que mais admira. Definimos um objetivo muito claro e, por fim, preenchemos a Matriz de Representação®, uma ferramenta visual que define, pro cliente e pra mim, onde sua marca deve se situar diante de uma série de pares dicotômicos.

Com a Matriz preenchida e o cliente altamente informado (e transformado) ao longo do processo, o caminho até a solução é absurdamente cortado e simplificado. O resultado final salta aos olhos como a única alternativa capaz de atender todos os requisitos da Matriz preenchida a quatro mãos. Todas as escolhas de design, das cores à tipografia, encontram justificativas na Matriz, um xeque-mate!

Com uma solução tão certeira, elimina-se a ansiedade e a necessidade de “testar” outras possibilidades. Aí o cliente chora, com razão!

É a minha obra-prima… Até agora!

#rajdani#design#matrizderepresentação

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Oi! 👋🏾
Posso te ajudar?
Powered by
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode guardar informações através do seu browser para fins específicos, geralmente em forma de cookies. Aqui você pode mudar suas preferências de privacidade. Note que bloquear alguns tipos de cookies pode impactar sua experiência no nosso site e nos serviços que oferecemos.