Chaves E O Equilíbrio De Bertrand

O que o seriado Chaves tem a ver com Design e Marketing? Tudo! Senão vejamos:

O duelo épico entre Chaves e Quico pelo mercado de refrescos da vila.

Neste episódio clássico, Chaves e Kiko concorrem pela Chiquinha como cliente. O mercado de refrescos da vila é um duopólio em que o produto é um bem homogêneo (ambos os players produzem sucos que são de groselha, parecem de limão mas têm gosto de tamarindo), portanto, a concorrência é pelo preço. O resultado é o Equilíbrio de Bertrand: preço final igual ao custo marginal, que, no caso deles, tende a zero.

Kiko, dando o suco de graça, acredita que venceu a concorrência, mas, na verdade, está operando no prejuízo pra manter a carteira de clientes. Portanto, Chaves, faturando zero, está em uma condição de caixa melhor. Além disso, a falta de conhecimento do Kiko em Marketing não permitiu que enxergasse que seu negócio não deveria concorrer com o do Chaves por preço: sua barraca é maior, mais bonita e mais limpa, então, apesar do produto ser o mesmo, a oferta não é. Logo, deveria manter sua posição de preço mais alto e não se preocupar em perder a Chiquinha, o tipo de cliente que só quer o mais barato, e focar em atender de forma premium clientes que pagariam mais por uma experiência de consumo superior, como o Prof. Girafales (que gosta de assepsia) e o Senhor Barriga (consumidor de alto padrão).

Em uma outra linha de pensamento, talvez oferecer o suco de graça operando no prejuízo poderia ser uma estratégia bem sucedida se Kiko contasse com outras ofertas pagas de cross-sell e up-sell em sua barraca, para contato imediato dos clientes recém-conquistados pela oferta gratuita; assim, a margem desses produtos correlatos (que poderiam ser biscoitos, cafés, sanduíches de presunto, doces etc) compensaria o brinde inicial, que se constituiria como seu Custo De Aquisição De Clientes—CAC. Mas não foi o caso: na oferta tal como foi feita, após consumir o suco grátis, esgota-se o Ciclo De Vida Do Cliente da Super De Kiko, não havendo mais ofertas para eles, tampouco construção de listas para manutenção do relacionamento.

Assim, temos representado de forma lúdica o que acontece em todos os mercados que operam no modelo de “competição de soma zero”, na terminologia de Michael Porter.

A única maneira de não ter que operar no prejuízo pra manter seus clientes é construir uma estratégia que gere vantagens competitivas sustentáveis e se posicionar de forma diferenciada e única no seu mercado, atuando, assim, numa “competição de soma positiva”. 😉

Fontes:
STEIN, Guilherme. “Chavez, Quico e o Equilíbrio de Bertrand”, https://www.youtube.com/watch?v=2vWjWn7gaV4, acesso em 11/07/2017.
MAGRETTA, Joan. Entendendo Michael Porter: O guia essencial da competição e estratégia. HSM Editora. Barueri/SP, 2012.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Oi! 👋🏾
Posso te ajudar?
Powered by
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode guardar informações através do seu browser para fins específicos, geralmente em forma de cookies. Aqui você pode mudar suas preferências de privacidade. Note que bloquear alguns tipos de cookies pode impactar sua experiência no nosso site e nos serviços que oferecemos.